quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vínculos

Desde o primeiro momento que descobrimos a gravidez e passamos a pensar nela e no ser que está dentro de nós, foi efetuado o vínculo. Claro, que tudo o que sentimos e pensamos é também vivido pelo nosso bebê, mesmo antes de sabermos que ele está lá, mas quando passamos a nos relacionar com ele, a ligação afetiva passará a existir.
Os vínculos são essenciais no processo de aprendizagem e a partir de agora, as mães são responsáveis por estes primeiros vínculos estabelecidos pelo bebê. É bom que os vínculos com ele sejam positivos. Estar em constante diálogo, não é maluquice, mas sim a possibilidade de mostrarmos a ele o que estamos sentindo e vivendo, de uma forma bem clara.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Primeiros momentos

A gravidez é sempre uma grande surpresa na vida das pessoas. Nem o fato do casal já estar tentando há algum tempo, tira o fator surpresa. O mais interessante é que por mais que estejamos preparados, tudo nos é novo. Isto talvez seja o melhor e o pior da gravidez: constantes surpresas. Mas não devemos nos desesperar, nada como trocar idéias e conversar com profissionais e pessoas que já viveram este momento.