Os prazeres do bebê estão totalmente ligados à boca e à sucção, por isso, não adianta gritar ou fazê-los parar de colocar tudo nela. Devemos, sim, é lavar bem as coisas e deixar à mão somente o que ele puder colocar na boca. Isto faz parte do desenvolvimento, o prazer vai mudando de foco, mas continua sendo prazer e vai determinar sua satisfação realizada na vida e naquilo que ainda poderá fazer. Neste momento, ele percebe o mundo pela boca. Agora, não é por causa disto que vamos deixá-lo comer areia da pracinha ou brinquedos que caíram no chão da rua. Não podemos, em nome do desenvolvimento do nosso filho, abrir mão da higiene. O ambiente tem que estar preparado para o bebê, permitindo que ele usufrua do seu desenvolvimento, mas de forma saudável. Esta fase é muito importante, permita que ele a viva de forma completa até o seu final, por volta dos 2 anos e meio.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Gravidez e Psicopedagogia
Na Psicopedagogia, existe um processo de diagnóstico onde tentamos descobrir o que está acontecendo e de que forma a criança que está conosco aprende. Neste momento, temos a preocupação de investigar a gravidez.
São levantadas questões relacionadas à aceitação da gravidez, tranquilidade da mãe, alimentação adequada, relacionamento entre pai e mãe, a vida durante o período de gestação, entre outras questões. Tudo isto é muito importante de ser pesquisado.Desta forma, dá para perceber que a gravidez é um período importante para a aprendizagem, senão, não entraria em nossa pesquisa de informações e nem teria valor para o diagnóstico.
Logo, vale a pena nos dedicarmos a fazer o melhor que pudermos e nos interarmos naquilo que é importante para o desenvolvimento do feto durante este período.
Assinar:
Postagens (Atom)