De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a criança seja alimentada até os seis meses só no peito, depois entra a alimentação com as papinhas. A criança deve continuar no peito até pelo menos os 2 anos de idade. Só que as realidades fazem com que isto precise ser alterado e muitas vezes transforma este momento num grande drama ou culpa para as mães.
O início da amamentação nem sempre é fácil, até você pegar o jeito, pode cometer alguns erros. Tudo faz parte do processo e apesar de achar que só você passa por isso, não é verdade.
Queremos sempre alcançar o ideal, só que nem sempre é possível. O que fazer, então? A primeira coisa é ter um bom médico ao seu lado para te orientar nos momentos de dúvidas. Estar em contato como outras pessoas que passam ou já passaram por este momento, também é uma estratégia. Agora, é bom também sair do racional e passar para o emocional, por isso converse com seu bebê e vão juntos tentando achar as melhores soluções.
Tire da sua cabeça a imagem das propagandas de amamentação que colocam mulheres lindas, maquiadas e vestidas de branco, sorrindo e amamentando. É sim um momento fantástico, mágico e indescritível, mas também você pode sentir dor, sentir muito sono enquanto amamenta e até dormir.
Enfim, vamos entrar no real e ver que somos humanas sujeitas a erros e dúvidas. Pare para pensar o quanto você quer amamentar seu filho e vá em frente. Vá até onde conseguir!