Quando você já está acostumada com a amamentação, sabe como fazer, quais os horários, de quanto em quanto tempo precisa amamentar... pronto, é hora de voltar ao trabalho. A manobra está em conseguir conciliar o horário da criança para que ela não abandone de vez o peito.
Já vi pessoas perdendo o horário de almoço para poder encontrar o filho e dar de mamar; babás que vão até o trabalho das mães, para que o processo não acabe logo; ao chegar em casa, ser a primeira coisa que a mãe faz; e assim seguem outras situações.
Na verdade, estamos sempre criando uma forma de não prejudicar nossos filhos e suprirmos as necessidades deles. Isto é "manobra de circo", mas é importantíssimo. Nossos filhos crescerão bem saudáveis articulados, além de seguros com um vínculo bem estabelecido entre mãe e filho. Não podemos pensar que é um sacrifício em vão.
Então, que tal uma ajudinha do poder público e das empresas privadas nesta hora? Será que não podem aliviar um pouco mais a licença maternidade? Aliviar os horários desta mãe? Só 15 dias a mais na licença maternidade, para quem amamenta?
É sério o momento. Não são reinvindicações de férias prolongadas, até mesmo porque quem passa por este momento, sabe que tudo o que não fazemos é descansar!!
Que num futuro bem próximo, consigamos ser mães e profissionais (com toda competência que já temos) bem resolvidas sem precisar sacrificar nada e sim fazendo as nossas tarefas com tranquilidade.