terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Papai Noel: verdade ou mentira?

Está é uma questão que gera dúvidas na cabeça de algumas pessoas. Na hora da educação dos filhos, como ninguém quer errar, os pais não sabem o que fazer.
É mais simples do que podemos pensar. Você diz para seu filho(a) que os bonecos não falam? Diz que os bichinhos de pelúcia não estão vivos? Que os personagens como Cinderela, Ben 10, Backyardigans que aparecem nas festas não são de verdade? Isto tudo faz parte da fantasia infantil! É saudável!
Logo, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Fada do Dente também! Você não está mentindo só está participando do mundo dele. 
Só que temos que tomar alguns cuidados nesta hora, pois não somos nós que vamos colocar na vida deles estas fantasias, vamos deixar que eles criem e nós vamos respeitar.
Esta semana, estive com Sofia no cinema vendo um filme que mostra alguns destes ícones infantis: Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente e outros que ela não conhecia como o Sandman, que cuida dos sonhos. A pergunta dela para mim foi:
- Mamãe, o Sandman existe de verdade?
A gente pode perceber que ela não questionou os outros, logo eles são reais para ela. Então, queria saber até onde ir e se era hora de tirar a fantasia, por isso perguntei:
- Por que, você acha que ele existe?
- Eu acho! - Ela respondeu.
- Então, ele deve existir! - Falei.
E foi assim. Até o dia que ela quiser, o Sandman e o Papai Noel irão existir. O dia que ela quiser acabar, nós vamos respeitar.
Transformar nossos filhos em mentirosos, é quando dizemos que não fizemos o que eles estão vendo que fizemos ou pedir sua participação nas nossas mentiras. Sabe aquela do telefone? "Diz que a mamãe não está em casa!" Pois é...
Vejam o filme "A Origem dos Guardiões", ele valoriza a importância desta fantasia que devemos respeitar. Eles vão crescer saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário